04/02/2014

Encaixe Palavra Colagem












Encaixe Palavra Imagem, um álbum no Flickr.
ENCAIXE-PALAVRA-COLAGEM

As propostas do coletivo Tralha, de Anderson Rei e Matheus Giavarotti, acontecem em espaços públicos, como praças, centros culturais e de lazer. Seu propósito é ativar estes locais e habitá-los, criando interstícios sociais, espaços de troca. ENCAIXE-PALAVRA-COLAGEM é uma proposta de jogo. As regras são inicialmente propostas pelo Tralha, como fagulhas ou convites, mas depois são encontradas, inventadas, complementadas pelos jogadores no exercício político de suas subjetividades, negociando desejos através de ações. São lançados no tabuleiro destes locais de convivência, pequenas porções da cidade, volantes com frases a serem completadas, letras para serem dispostas em um mural, papéis para serem colados, caixas de papelão com imagens para serem organizadas segundo a vontade de quem está brincado. Os jogadores acordam as regras, os elementos e objetivos e dedicam seu tempo a jogar. E a experiência é capaz de afetar os sujeitos, modificar-lhes de algum modo, fazendo-os voltar para a cidade com uma outra percepção do espaço habitado. As proposições acontecem em um curto período de tempo, lidam com a impermanência, são efêmeras, e seu resultado, painéis, esculturas, projeções, vídeos, são vestígios, registros dessas experiências de surrupiar tempo produtivo.

Andrea Tavares

ENCAIXE-PALAVRA-COLAGEM - 2014
Coletivo Tralha - Anderson Rei, Matheus Giavarotti e Otavio Zani
Colagem com papéis e xerografia
2,70 x 6,90 m

Painel produzido nos dias 18, 19, 25 e 26 de janeiro de 2014 a partir da interação do público do Sesc e que contou com as seguintes ações mediadas diretamente pelos artistas:
ENCAIXES: 200 cubos de papel 30x30 cm, livremente manipulados pelo público
VOLANTES: Folhetos de 20x15 cm com lacunas de texto para preenchimento do público
CAÇA-PALAVRAS: revisteiros de plástico transparente e sulfites 30x20 cm com xerografia para montagem de pequenos textos pelo público
COLAGEM: a colagem aconteceu durante as ações e contou com a participação do público na escolha e edição de todo o material produzido nas outras ações.

Nenhum comentário: